sábado, 21 de junho de 2014

Professora Benedita Costa assume o Sinproesemma e propõe avançar nas conquistas

Desde o dia 5 de junho, quem está na presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) é a professora Benedita Costa. A nova dirigente assumiu o lugar do professor Júlio Pinheiro, que pediu licença da entidade para participar das eleições de 2014, como candidato a deputado estadual.

Professora Benedita Costa
Carregando mais de dez anos no movimento sindical, a professora Benedita assume a maior entidade de representação de classe do estado, que reúne cerca de 28 mil filiados, com o desafio de prosseguir na luta pela garantia dos direitos dos professores, especialistas e funcionários da educação que depositam confiança e credibilidade no SINPROESEMMA.

Para a dirigente, o SINPROESEMMA tem sido a principal entidade responsável por protagonizar as grandes lutas dos trabalhadores pela valorização profissional. Entre os avanços, a professora destaca a aprovação do Estatuto do Educador, em junho de 2013, que rendeu vários ganhos aos trabalhadores em educação, como a criação da data-base da categoria, as gratificações de difícil acesso, de educação especial e do curso do Pró-funcionário. “O Estatuto do Educador é uma bandeira de luta que começou a ser travada pelo sindicato em 2006. Depois da sua aprovação, o próximo passo agora é lutar para a efetivação dos direitos conquistados no documento”, lembra.

Segundo a presidenta, a luta não termina com a aprovação do texto pela Assembleia Legislativa, a partir de agora é necessário que os trabalhadores fiquem vigilantes para que os direitos conquistados na luta sejam, efetivamente, reconhecidos e implantados pelo governo. Como exemplo do não reconhecimento, Benedita cita o exemplo dos servidores lotados na escola do Cintra. Eles fizeram o curso do Profuncionário e requereram o direito à gratificação, mas não foram atendidos. “Já reforçamos o pedido de audiência com os secretários de Estado da Educação e de Gestão e Previdência para tratar dessa e de outras pendências do governo com os trabalhadores”, ressalta.

Outra pauta que também receberá atenção especial é a cobrança pela realização de concurso público para o magistério. A dirigente lembra que os péssimos indicadores educacionais no Maranhão são reflexos da falta de gestão do governo do estado. Benedita ilustra o descaso com a política de fazer contratos temporários com professores, o que precariza as relações de trabalho, gerando a desvalorização profissional da carreira.

Eleições para diretor
Além disso, a nova dirigente reafirma o compromisso de cobrar, veementemente, a urgência no processo de organização das eleições para os cargos de diretor de escola, outro item que também foi fruto da aprovação do Estatuto do Educador. Na opinião da presidenta do sindicato, a democracia também precisa chegar às escolas. “As eleições diretas para diretor de escola é um processo necessário dentro da conjuntura democrática em que vivemos, pois a escola também precisa ser um espaço democrático”, destaca.

Além disso, Benedita Costa garante que as parcerias institucionais com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por exemplo, para a realização de eventos e cursos, continuarão sendo realizadas pelo SINPROESEMMA.

Para reforçar a luta da entidade, a professora Benedita espera conta com o apoio da categoria e das centenas de dirigentes sindicais que estão presentes em mais de cem munícipios, nos quais o SINPROESEMMA representa os educadores.

Fonte: SINPROESEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário