![]() |
CTB reunida |
No encontro, Joel Nascimento, vice-presidente da CTB no estado, destacou a necessidade dos dirigentes sindicatos ficarem atentos às portarias do Ministério do Trabalho e Emprego, órgão do governo federal responsável pelo reconhecimento das entidades de classe dos trabalhadores. Um dos exemplos citados pelo cetebista que interfere diretamente na organização da luta dos trabalhadores são casos da falta de documentação dos editais de convocação da categoria. “Apenas divulgar os editais nas sedes dos sindicatos não vale. É preciso publicar os editais em jornais de grande circulação, caso a cidade não tenha, é necessário recorrer ao jornal da capital”, destacou.
A diretora de Formação da CTB-MA e vice-presidente dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Benedita Costa, aproveitou para destacar a importância dos dirigentes sindicais em participar de cursos de gestão sindical. Na opinião da dirigente, esses cursos são de grande utilidade para os trabalhadores, pois dessa forma, é possível se aprofundar no papel do sindicato. “Os sindicatos devem se esforçar para mandar representantes nos cursos nacionais onde são ministrados conteúdos que ajudam a entender um pouco do funcionamento dos sindicatos”, afirmou.
reunião diretoria CTB-MA P1030588
Outro ponto contemplado pelos debates foram os repasses financeiros dos sindicatos filiados para a entidade. Segundo Hildinete Rocha, que compõe a direção nacional executiva da CTB, a manutenção das atividades da entidade no Maranhão, como sede própria funcionando, por exemplo, exige recursos financeiros, dos quais os filiados não podem deixar de contribuir.
Avaliação
Para o presidente da CTB-MA e diretor de comunicação do SINPROEMMA, Júlio Guterres, as reuniões são momentos importantes para a entidade porque, além de discutir questões administrativas, busca estreitar os lanços com os sindicatos filiados, discutindo uma política não apenas voltada para determinado segmento. “Os encontros com os dirigentes são essenciais para desenvolver e consolidar a CTB como uma entidade classista no estado, preocupada com os trabalhadores e também com a sociedade em geral”, avaliou.
Também participaram da reunião, o secretário de Comunicação da CTB-MA; Anastácio Lima; o secretário de Assuntos Jurídicos diretor do Sinproesemma, Odair José; o secretário de Saúde da CTB-MA e o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Raimundo Raposo.
Fonte: SINPROESEMMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário