quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Luta do Sinproesemma pela descentralização da junta médica dá primeiros resultados

Júlio Pinheiro Coordena reunião da Diretoria do SINPROESEMMA
A descentralização da junta médica do Governo Estado do Maranhão para analisar os pedidos de afastamento dos servidores públicos é uma luta histórica dos trabalhadores em Educação. Ao longo da história, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) sempre se posicionou em favor dessa causa, aprovando, inclusive, no 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação (Contema), a mobilização permanente pela descentralização do serviço que apenas é oferecido em São Luís.

Sensível com o problema, o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, encaminhou ofício para a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), no dia 19 de setembro, solicitando que o serviço seja também disponibilizado nas principais cidades do interior. No entanto, o secretário da pasta, Fabio Godim, afirmou que a descentralização do atendimento era possível, mas que não havia locais e sugeriu que a Secretaria de Estado da Educação disponibilizasse a estrutura da Seduc no Maranhão.

Provocada com a questão, a Seduc ofereceu as salas nas Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-mirim, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Timon e Zé Docá para que a Segep faça as instalações necessárias para implantar os postos médicos de atendimento aos servidores.

Para o presidente do SINPROESEMMA, a descentralização da junta médica representa uma vitória histórica dos trabalhadores que estão lotados em cidades distantes e se sentem prejudicados quanto necessitam do atendimento. “É sem dúvida uma vitória. A categoria passa por inúmeros problemas de saúde oriundos das precárias condições de trabalho da rede estadual e quando necessitam serem afastados para o tratamento de saúde ainda precisam se submeterem ao deslocamento para capital, gerando mais problemas. Com esse encaminhamento positivo do governo do estado, vamos cobrar agora a implantação imediata do serviço”, afirma o sindicalista.

Fonte: http://sinproesemma.org.br/2013/09/luta-sinproesemma-descentralizacao-junta-medica-resultados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário