segunda-feira, 5 de maio de 2014

SINDMETAL emite Nota Oficial sobre maldade das demissões na ALUMAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS ASSOCIADOS E À SOCIEDADE


O SINDMETAL vem a público esclarecer os fatos sobre o anúncio feito pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar/Alcoa), em 28 de março do corrente ano, de desligamento da Linha 02 e demissão em massa de 500 trabalhadores, durante a data-base da categoria, sem o repasse do reajuste aos empregados e sem qualquer negociação com a entidade sindical. Em três audiências de mediação realizadas a pedido do SINDMETAL no Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa recusou todas as propostas de reversão das demissões e pedidos de esclarecimento apresentados.

Em comunicado do dia 28 de abril, a Alumar deu prazo aos empregados até 30 de abril (dois dias) para inscreverem-se no processo de desligamento. Os empregados pressionados que assinaram o documento não podem ser responsabilizados, como se houvesse pedido demissão, pois a iniciativa partira da própria empresa 30 dias antes.

A medida de desligamento temporário de fornos e diminuição da produção de alumínio decorre de uma opção estratégica da empresa, cujo objetivo exclusivo é tentar alterar o preço do alumínio no mercado mundial mediante a redução de estoques, ou seja, não decorre de falência ou inviabilidade financeira da planta de São Luís. É apenas a busca da maximização do lucro da multinacional.

As 250 cubas desligadas empregavam uma média de 90 pessoas, número bem inferior às 500 demissões que foram anunciadas. Os valores das indenizações oferecidas (média de 04 salários) são desproporcionais ao impacto social e econômico da demissão em massa, de uma empresa que recebeu incentivos fiscais e contraiu empréstimos ainda não quitados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para pagamento até 2015, conforme Contrato N° 07.2.1020.1.

A categoria metalúrgica solicita o apoio da sociedade e intervenção das autoridades para apurar e tomar as providências cabíveis, a fim de garantir salário, emprego e justiça social aos trabalhadores.

São Luís (MA), 05 de maio de 2014.

A DIRETORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário