terça-feira, 1 de outubro de 2013

Centrais Sindicais e Dieese trazem II Jornada Nacional de Debates para o Setor Público

Centrais Sindicais unidas nos grandes debates nacionais
As Centrais Sindicais em conjunto com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) promovem, dia 2 de outubro, no auditório do SINPROESEMMA, a II Jornada Nacional de Debates para o Setor Público. Na pauta, a organização do serviço público, bandeiras de luta dos trabalhadores no serviço público, como a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros temas.

O evento trará a debate, por exemplo, as tendências relacionadas ao gasto e receita do setor público nos três níveis de governo (União, Estados e Municípios) e a repercussão no setor público da crise econômica internacional.

Júlio Guterres, Presidente da CTB/Maranhão
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB – Maranhão), Júlio Guterres (FOTO), afirma que a realização da II Jornada de Debates ocorre num momento em que a negociação com os gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal vive um ambiente de crise econômica internacional. O dirigente explica que os estudos e dados estatísticos do Dieese sobre o cenário econômico e seus impactos no setor público darão subsídio às Centrais Sindicais e sindicatos filiados para que cheguem “à mesa de negociação munidos de argumentos científicos”.

Durante a II Jornada, sindicalistas debaterão conceitos como esferas governamentais, tributos, impostos, taxas e contribuição; federalismo fiscal, estrutura tributária brasileira, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Finanças Públicas e Negociação coletiva dos servidores públicos.

É aguardada a participação de sindicatos ligados à CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical e UGT. A II Jornada Nacional de Debates para o Setor Público vem se realizando desde setembro em diversos estados brasileiros.

Dieese no Maranhão

O presidente Júlio Guterres adiantou a possibilidade de o Dieese instalar um escritório no Maranhão. Salientou que, apesar de ainda haver poucos sindicatos filiados ao Dieese, as análises científicas e estatísticas da entidade sempre ajudaram a consubstanciar a pauta de negociações do movimento sindical. Em 2011, as Centrais Sindicais trouxeram ao Maranhão a jornada do Dieese, que deu importante contribuição para o debate da negociação salarial coletiva.

II Jornada Nacional de Debates para o Setor Público

Data: 02/10 (quarta-feira)

Hora: 14h30 às 18h

Local: Sinproesemma (Sind. dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão)

Rua Henriques Leal (ou Rua Direita), 128 – Centro

Fonte: www.sinproesemma.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário