quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sindmetal - São Luís participa do 2º Congresso Internacional da UIS Metal, no Rio de Janeiro

Cartaz do Congresso da UIS
A cidade do Rio de Janeiro é a anfitriã do 2º Congresso da UIS Metal, União Internacional dos Sindicatos do setor metalúrgico em todo o mundo. O evento foi aberto nessa quarta feira, 23, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, e segue com encerramento previsto para a sexta, 25.

O 2º Congresso da UIS reúne sindicatos de pelo menos 21 Países e observadores de vários países do mundo com várias línguas e sotaques, além dos trabalhadores de diversos estados brasileiros, e ainda a presença de representantes de 33 organizações dos seguintes países: Cuba, Índia, China, Itália, Chipre, Uruguai, Colômbia, Chile, México, Portugal, Bolívia, Paquistão, Egito, Congo, Gabão, Somália, África do Sul, País Basco, Valência, Galícia, Bielorrússia, República Dominicana e Alemanha.

Entre outros pontos apontados para a discussão, contam:
1. O impacto da crise capitalista sobre os sindicatos;
2. O papel dos sindicatos e as empresas multinacionais;
3. Os direitos fundamentais dos trabalhadores do setor metalúrgico e mineiro
4. O trabalho precário; e
5. A seguridade e a saúde do trabalho.

José Maria, Presidente do SINDMETAL - São Luís
O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís, José Maria Araújo, que participa do evento, destaca que “Por conta da crise do capitalismo mundial os sindicatos precisam se organizar para globalizar direitos e buscar construir a unidade dos trabalhadores.”.

José Maria que, foi acompanhado do Diretor de Formação do sindicato em São Luís, Honório Catanhede, ressalta ainda em conversa com o Blog há “a necessidade dos metalúrgicos nesse Congresso tirarem um novo encaminhamento para a resistência e a luta dos operários em função da importância que os metalúrgicos têm em nível mundial.”.

Congresso da UIS
O Congresso tem o objetivo de discutir, avaliar e criar saídas para a fase de crise sistêmica do capitalismo na quadra histórica atual.

Os sindicalistas pensam que as saídas apresentadas até agora têm penalizado os trabalhadores, em especial do setor metal-mecânico e da indústria como um todo e o Congresso examinará essa realidade para definir o enfrentamento que os trabalhadores deverão ter diante desse novo momento da luta.

Os sindicatos reunidos na UIS e na Federação Sindical Mundial (FSM) defendem um tipo de atuação que não seja a de conciliação. A UIS é um instrumento importantíssimo, organizado através de ramos de atuação e um instrumento fundamental para a mobilização da classe trabalhadora de todos os continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário