segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Metalúrgicos e mineiros de vários países discutirão alternativas para enfrentar crise

Realizado no Brasil, II Congresso da UIS MM reunirá lideranças de mais de 32 organizações internacionais e apontará novos caminhos para enfrentar crise econômica e criar movimento sindical unificado internacionalmente

Congresso debaterá formas de enfrentar a atual crise do capitalismo e seus desdobramentos
O Brasil será a sede do maior congresso mundial de trabalhadores e trabalhadoras da metalurgia e mineração. Realizado pela Fitmetal em parceria com a CTB, o II Congresso UIS MM será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de outubro, reunindo importantes líderes do setor.

Ao total, 32 organizações internacionais confirmaram presença, totalizando 23 países: Cuba, Índia, China, Itália, Chipre, Uruguai, Co-lômbia, Chile, México, Portugal, Bolívia, Paquistão, Egito, Congo, Gabão, Somália, África do Sul, País Basco, País Valenciano, Galícia, Bielorrússia, República Dominicana. Além do Brasil, que será representado por várias entidades sindicais do país.

O Congresso se realiza em um momento de reestruturação da base organizativa das Uniões Internacionais de Sindicatos (UIS) - um agrupamento internacional de organizações sindicais por setor de produção, entre elas a mineração e metalurgia – pela Federação Sindical Mundial (FSM), uma das mais antigas entidades organizadora e fundadora da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Congresso debaterá formas de enfrentar a atual crise do capitalismo e seus desdobramentos no mundo do trabalho e na economia mundial, as medidas antissociais implantadas por muitos governos, principalmente os europeus e a necessidade da construção de um movimento sindical internacionalizado para enfrentar as violações e precarização dos direitos trabalhistas.

Além disso, discutirá a situação desses setores estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, que hoje sofre com intenso processo de desindustrialização, o que coloca em risco a soberania econômica e tecnológica do país, permitindo que a produção nacional seja substituída pelos importados.

Quando: 23, 24 e 25 de outubro.
Abertura: Dia 23 no Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Rua Ana Neri, 152, Benfica).
Onde: Hotel Guanabara. Av. Pres. Vargas, 392 - Centro, Rio de Janeiro.
Mais informações: fitmetalbr@gmail.com ou (11) 98204-7202.

Nenhum comentário:

Postar um comentário