domingo, 6 de abril de 2014

Patronal da indústria metalúrgica oferece apenas 5,38% de reajuste aos metalúrgicos. Sindicato rejeita e mobiliza trabalhadores

Presidente do SINDMETAL mobiliza trabalhadores para a Campanha Salarial 2014
Na reunião de negociação para a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos metalúrgicos, o Sindicato Patronal e Alumar fizeram uma proposta de apenas 5,38% no piso e no reajuste geral para todas as empresas.

A proposta foi rejeitada de imediato pelo sindicato dos trabalhadores.

Por sua vez, com a proposta rejeitada, o sindicato contra apresentou propsta de 15% no piso e 13% de reajuste geral, mais abono de R$400,00 para as empresa com até 300 funcionários e de R$800,00 para as empresas acima de 300 funcionários.

O reajuste já deveria ter acontecido desde o dia 1º de março, data base da categoria, o que gera prejuízo aos trabalhadores, pela ausência de recuperação do poder de compra provocada pela inflação.

O Sindmetal rebate as informações da empresa, uma vez que a mesma continua se beneficiando dos incentivos fiscais obtidos do governo, como desconto no imposto de renda (foto) e compra de energia a baixo custo, mas não cumpre o acordo de manter os empregos e a produção.

José Maraia Araújo
“Exigimos o esclarecimento sobre o atraso na negociação e falta de pagamento do ganho real, pois a perda salárial dos trabalhadores aumenta a cada dia com a inflação do período”, afirma o presidente da entidade, José Maria Araújo.

MOBILIZAÇÃO – O Sindmetal já solicitou audiência pública junto à Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores, para discutir a situação das demissões em massa de mais de 500 trabalhadores e a falta de esclarecimento no atraso da negociação por parte da Alumar.

A Rede de Sindicatos Globais da Alcoa – que reúne sindicatos de trabalhadores do grupo em todo o mundo – realizará esta semana (1 a 5 de abril) movimentos reivindicando melhorias no tratamento, salários e benefícios dos empregados, realizando manifestações, panfletagem e ações em várias unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário