quinta-feira, 6 de março de 2014

No Maranhão, Sindicalistas se mobilizam para ato unificado em defesa dos trabalhadores

Centrais Sindicais do Maranhão reunidas planejando o 09 de Abril
As Centrais sindicais farão, no próximo dia 9 de abril, a grande marcha dos trabalhadores em São Paulo (SP).

Com o objetivo de não deixar os maranhenses de fora desse momento político do país, dirigentes sindicais se reuniram na última quinta-feira (27), na Sede Central Única dos Trabalhadores (CUT/MA), para construir a manifestação “Paz, segurança e garantia dos direitos dos trabalhadores”, que será realizada no dia 3 de abril, em São Luís (MA).

Participaram da reunião, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MA), Júlio Guterres; o vice-presidente da (CTB/MA), Joel Nascimento; a presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MA), Maria Adriana; o secretário-geral da (CUT/MA), Nivaldo Araújo; o presidente estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT/MA), Luís Tinoco; o presidente estadual da Força Sindical, Frazão Oliveira; o dirigente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB/MA), Wennder Rocha; e o presidente estadual da Nova Central, Raimundo Henrique.

O objetivo do encontro foi construir, coletivamente, uma mobilização estadual aos moldes do ato público nacional convocado pelas centrais para o dia 9 de abril, em São Paulo. “A atividade estadual do dia 3 de abril faz parte da preparação para a Grande Marcha em São Paulo, na qual as centrais esperam reunir cerca de 50 mil trabalhadores em torno das bandeiras do movimento sindical, explicou Júlio Guterres.

Segundo o presidente da CTB/MA, os trabalhadores maranhenses, como São Paulo, vão às ruas protestar contra os interesses de setores da classe política brasileira que impedem o fim do fator previdenciário, investimentos na educação e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Para Júlio Guterres, a presença de várias entidades na mesma mesa de diálogo revela o novo cenário do sindicalismo em que os interesses da classe trabalhadora se sobrepõem as divergências políticas de cada dirigente. “A reunião com a presença de várias centrais constituiu uma clara demonstração do amadurecimento do movimento sindical maranhense e brasileiro, colocando em primeiro plano as bandeiras que nos unem e não as que nos dividem”, enfatizou.

No encontro, ficou acertado que os dirigentes sindicais farão uma nova rodada de diálogos para discutir as estratégias do ato público no Maranhão. O encontro está previsto no próximo dia 12 de março, na sede administrativa da CUT, no Centro de São Luís.

Fonte: CTB / MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário